terça-feira, 30 de outubro de 2012


PROFISSÕES: UMA DESCOBERTA PARA UM FUTURO PROMISSOR

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL: Conhecer o perfil das mais diversas profissões no mercado de trabalho atual, suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal.

 OBJETIVO ESPECÍFICO:
Preparar os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão;
Favorecer a reflexão da identidade pessoal através do “Quem sou?” em seus aspectos físico, afetivo e social;
Manter os alunos atualizados sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão;
Esclarecer dúvidas dos alunos sobre as grades curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego;
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio


DESENVOVIMENTO
Partindo da necessidade de preparar de forma contextualizada e consciente os alunos do Ensino Médio para sua escolha profissional, resolvemos lançar o desafio da escolha profissional, com a finalidade de que os mesmos adquiram maior intimidade com o futuro ramo de trabalho, podendo assim avaliar possibilidades de mercado de trabalho e aptidões às respectivas atribuições.
Usando a abordagem de questionário “Qual a minha profissão preferida?”, os alunos serão estimulados a pesquisar todas as características e atribuições de cada profissão: Descrição da profissão, formação necessária, o curso, duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis.
Durante as etapas do projeto os alunos identificarão as principais características da profissão escolhida, descobrirão outras possibilidades dentro da área de atuação preferida e verificarão suas possibilidades com base em suas características e perfil.
As etapas serão acompanhadas por professores responsáveis, orientando e dialogando com os alunos durante os processos de pesquisa e construção do trabalho.
O trabalho será desenvolvido passo a passo, obedecendo e respeitando as etapas de pesquisa construção e publicação, bem como sua apresentação para o grande grupo.
Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos deverão comparecer, acompanhados pelo professor titular da disciplina Empreendedorismo ao Laboratório de Informática da escola, onde realizarão as pesquisas, criarão um portfólio dos materiais selecionados e prepararão o material a ser postado no Wiki que foi criado para essa atividade, bem como o material que será apresentado na “Feira das Profissões” que será realizado para a socialização dos conhecimentos adquiridos.
MÍDIAS A SEREM UTILIZADAS:
Informática e material impresso.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS:
Computador/Internet;
Revistas especializadas;
Câmera digital.


PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS:
Apresentação de slides com diversas profissões com a finalidade de motivar os alunos para o desenvolvimento do trabalho e provocar uma reflexão sobre as profissões, citando características de perfis pessoais necessários aos profissionais, atividades diárias, carga horária de trabalho, instrumentos, vestuário, remuneração, mercado de trabalho e perspectivas;
Pesquisa em alguns sites sobre várias profissões, com a finalidade de confirmar alguns dados levantados durante o primeiro encontro, bem como, encontrar novas características;
O professor de Empreendedorismo lançará em sala de aula o questionamento: “Qual a minha escolha profissional?”
Os alunos serão reunidos por grupos de afinidade profissional;
Levantamento das dúvidas temporárias e certezas provisórias a cerca de cada profissão escolhida;
Orientação das atividades aos alunos para que elaborem uma pesquisa bem completa, envolvendo todas as características e atribuições de cada profissão: Descrição da profissão, formação necessária, o curso, duração do curso, as matérias, a carreira, principais atividades, o mercado de trabalho, aptidões desejáveis, curiosidades, campos de atuação e especialidades possíveis.
Trabalho de pesquisa em revistas especializadas e no Laboratório de Informática com orientação aos alunos e dicas de alguns sites de busca, sendo que os mesmos poderão realizar novas pesquisas;
Estabelecimento das atividades que serão apresentadas por grupo;
Realização das atividades de desenvolvimento do projeto como: pesquisa, entrevistas, apresentação de slides, vestuário;
Convidar profissionais e estudantes de cursos superiores para as salas de aulas proporcionando aos alunos do Colégio debates sobre cada profissão (optativa);
Socializar os conhecimentos adquiridos através do Seminário das profissões postando os trabalhos no Wiki destinado ao projeto e no Seminário “Minha Profissão”;
Auto-valiação sobre a escolha profissional e sobre sua participação na elaboração do material;
Avaliação dos professores sobre a atuação dos alunos durante todas as etapas do projeto.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Todo período do Ensino Médio.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


ENDEREÇO DA WIKI:








Nenhum comentário:

Postar um comentário